Consultório de Hipnoterapia

Av Pref Osmar Cunha 183, sala 606.Bloco A. Edificio Ceisa Center. Centro. Florianópolis.
www.facebook.com/osmyparapsicologia
48-98641601
48-99028539

osmyfig@gmail.com

O mestre Chines Han Shan

11/09/2012 13:29

 

O MESTRE CHINÊS HAN SHAN
Chegou até nós um resumo da autobiografia do Mestre chinês chamado
Han Shan que bem vale a pena comentar para a melhor compreensão desta
mensagem.
O Mestre chinês Han Shan nasceu em Chuan Chia, na formosa comarca
chinesa de Nanking.
A Mãe Divina anunciou em sonhos a uma mulher muito humilde da
comarca de Nanking que conceberia um menino e de fato ela concebeu um
belo menino que nasceu a 12 de outubro de 1545. Esse menino foi o grande
Mestre chinês chamado Han Shan.
Em 1546, quando o menino contava tão só doze meses de idade, esteve a
ponto de morrer devido a uma grave enfermidade, porém sua humilde mãe
orou cheia de fé à Mãe Divina Kundalini pedindo−lhe a saúde do menino e
prometendo−lhe de todo o coração que se o menino sarasse ela o entregaria
ao monastério para que se tornasse monge.
Quando o menino sarou, sua boa mãe fez anotar seu nome no Monastério
Budista da Longevidade.
O menino Han Shan, desde tenra idade, demonstrou ser realmente um
mestre. Depois da morte de um tio e do nascimento do filho de uma tia,
Han Shan preocupou−se intensamente por estudar os mistérios da vida e da
morte.
A mãe de Han Shan foi realmente muito severa com este menino. Em certa
ocasião disse: “Tenho que vencer nele sua natureza demasiado delicada, a
fim de que possa estudar como se deve.”
Ao atingir a idade conveniente, o menino ingressou no monastério e
converteu−se em um verdadeiro devoto de Kwanyin, a Mãe Divina.
Em certa ocasião recitou ante sua mãezinha chinesa todo o Sutra da
Boddhisattwa Kwanyin e, como é natural, sua mãezinha encheu−se de
grande assombro.
Conta a tradição que quando o Mestre Ta Chou Chao viu este belo menino,
exclamou cheio de alegria: “Este menino chegará a ser um Mestre dos
homens e dos céus”.Quando o citado Mestre interrogou o menino sobre o que queria ser, se um
alto funcionário público ou um Buda, o menino respondeu com plena
segurança: “quero ser um Buda”.
Quando jovem, Han Shan sentiu−se profundamente preocupado em seguir
a carreira esotérica, após ter lido a vida do grande Mestre chinês Chung
Feng. Desde estão dedicou−se à vida espiritual.
Diz a tradição que o Buda Amida lhe apareceu nos mundos internos junto
com os Boddhisattwas Kwanyin e Ta Shin. Não cabe a menor dúvida de
que tudo isto foi definitivo para que Han Shan se entregasse de cheio à vida
esotérica.
Han Shan adotou o nome de Ching Yin, depois de haver escutado uma
maravilhosa conferência sobre as dez portas misteriosas.
Quando Ching Yin chegou à idade de vinte anos, o Mestre do monastério,
seu grande Mestre, morreu; porém, antes de morrer chamou todos seus
monges e lhes disse: “Tenho oitenta e três anos e muito logo terei de
abandonar este mundo. Tenho atualmente oitenta discípulos, porém o
discípulo que haverá de continuar minha obra é Han Shan (Ching yin).
Depois de minha morte deveis obedecê−lo e havereis de respeitar sua
palavra, sem levar em conta sua idade”.
Assim foi como o Mestre chinês chamado Han Shan iniciou neste mundo
sua grande obra.
Quando estudou o livro de Shao Lung e corrigiu as provas, ficou iluminado
ao ler uma frase de um velho Brahmin que regressa à sua casa já muito
idoso e os vizinhos exclamavam: “Vejam, aquele homem de então ainda
existe!” E responde o ancião Brahmin: “Ó, não, pareço ser um velho, mas
em realidade não o sou!”
Han Shan, ao ler isto, disse: “Em realidade os dharmas não têm começo
nem fim. Quão verdadeiro é isto, quão verdadeiro!”
O Mestre Fa Kuang instruiu profundamente Han Shan sobre a técnica
científica da meditação; lhe ensinou também a dissociação da mente, a
subconsciência e as percepções sensoriais e como manter−se afastado dos
caminhos sagrados e mundanos do conhecimento, durante a meditação.
As associações da mente para formar frases, recordações, imagens, idéias,
desejos, etc., constituem a causa fundamental da incessante tagarelice e de
todo o batalhar das antíteses.Se à base de compreensão logramos a dissociação mental, se à base de
compreensão conseguimos a dissociação de todas as recordações
subconscientes, se à base de compreensão logramos eliminar os elementos
subjetivos de nossas percepções, então é claro que a mente fica quieta e em
silêncio, não só no nível superficial, mas também nos níveis mais
profundos do subconsciente.
Han Shan alcançou a quietude e silencio da mente e converteu−se de fato
em um iluminado Mestre de perfeição.
Os velhos sábios diziam: “Se não permites que tua mente se perturbe ao
escutar o som da água que corre durante trinta anos, chegarás à
compreensão milagrosa do Avalokitesvara”.
Han Shan converteu−se em um atleta da meditação interna e nada podia
perturbá−lo. Sua comida consistia em grãos, verduras e arroz em
quantidade suficiente para viver.
Han Shan converteu−se em um verdadeiro atleta da quietude e do silêncio
da mente e é claro que chegou à iluminação.
O resultado ou conseqüência da iluminação são os poderes que muitos
cobiçam, porém que vêm ao místico sem necessidade de cobiçá−los,
quando realmente chegou à iluminação.
Conta Han Shan que um dia, depois de haver comido seu cozido à base de
arroz, verduras, etc., saiu a caminhar, porém de repente deteve−se
surpreendido ao ver que não tinha
corpo, nem mente. Então só viu um “Todo iluminado onipresente, perfeito,
lúcido e sereno”.
A partir de então todos os poderes de clarividência positiva, clariaudiência
formidável, telepatia, intuição régia, etc., despertaram−se totalmente em
Han Shan graças à quietude e silêncio da mente e como conseqüência da
iluminação.
Han Shan compôs este precioso poema transcrito por Chang−Chen−Chi:
“Quando reina a serenidade perfeita,
alcança−se a verdadeira iluminação.Como a reflexão serena inclui todo o espaço,
posso tornar a olhar o mundo
que está formado de sonhos e só sonhos.
Hoje compreendo realmente
a verdade e a justeza dos ensinamentos de Buda!”
Han Shan, a base de muitíssima meditação íntima e com a suprema
quietude e silêncio da mente, logrou despertar o Buddhata, isto é, a
essência, a consciência.
Durante as horas de sono Han Shan deixou de sonhar e vivia nos mundos
superiores totalmente desperto. Ao regressar ao corpo físico depois do
descanso do sono, trazia a seu cérebro físico todas as recordações de suas
experiências nos mundos superiores. Tudo isto Han Shan conseguiu à base
de quietude e silêncio mental.
Uma noite, enquanto seu corpo físico dormia, Han Shan entrou no templo
da grande sabedoria. Os Mestres Ching Yan e Miao Feng em seus corpos
astrais receberam−no com imensa alegria.
Nesse templo Han Shan recebeu o ensinamento preciosíssimo da entrada ao
Dharmadhatu.
Por esse ensinamento Han Shan soube o que são, no fundo, as leis de
evolução ou progresso e involução ou retrocesso.
Também compreendeu Han Shan que existem muitas terras Búdicas que se
penetram e compenetram mutuamente sem se confundirem e que a
principalidade e o serviço são fundamentais nessas terras.
Han Shan compreendeu que o que em nós discrimina é a subconsciência e o
que não discrimina é a sabedoria.
Han Shan compreendeu que a pureza ou a impureza dependem totalmente
de nossa mente.
Han Shan esteve em corpo astral dentro do Templo de Maitréia Bodhisatva.
Foi este quem, lendo em um rolo que abriu, disse: “O que em nós
discrimina é a subconsciência; oque não discrimina é a sabedoria.”
“Se dependes da subconsciência te corrompes; se te apóias na sabedoria
obterás a pureza”.
“Da corrupção provêm a vida e a morte”. “Se as pessoas alcançam a
pureza não haverá necessidade de Budas”.
Quando Han Shan regressou à sua casa depois de muitíssimos longos anos
de ausência, os vizinhos perguntaram à sua mãe: “E este, de onde veio?
Veio por barco ou por terra?”
A mãe respondeu: “Vem a nós desde o vazio”.
Certamente Han Shan veio desde o vazio iluminador. Assim está escrito e
Chang−Chen−Chi assim o conta.
A quietude e silêncio absoluto da mente, depois de grandes práticas,
provocam a ruptura da bolsa, a entrada no vazio iluminador. Então
entramos em êxtase porque nossa consciência desperta.
Caro leitor e Buscador da Verdade, se você se interessou pelo conteúdo
desta obra maravilhosa, e quiser saber mais acerca da Sabedoria Gnóstica,
entre em contrato no endereço gnosisonline@gnosisonline.org.
________________________________________________________________________________
Revisão: Equipe Instituto Michael
Por favor, se observou algum erro de tradução, ortográfico, de acentuação,
gramatical etc., por favor entre em contato conosco indicando o(s) erro(s).
Muito agradecidos!!!